Monday 25 January 2016

Berkshire Hathaway at 68% of fair value?

Warren Buffett proposes the two column method to value Berkshire Hathaway. He seems to believe it is appropriate to gauge the intrinsic value of the company. He seems to believe paying fair value is the same as getting a first day 10% pre-tax. Here is the table







Per share investments Per share pre tax earnings Automatic IV IV/B share
2007 90343 4093 131273 87
2010 94730 5926,04 153990,4 102
2011 98366 6990 168266 112
2012 113786 8085 194636 129
2013 129253 9116 220413 146
2014 140123 10847 248593 165


Peak to peak (not saying that 2014 was a peak) in these seven years this estimate of intrinsic value has risen at compounded rate of 9,6%. If we fast forward to 2015 it should go nearer the 10% compounded rate (the Heinz deal had a huge impact in per share investments since I believe it is appropriate to include Heinz there, even if he doesn't). So it seems he is approximately right in his intrinsic value estimate. So 165x110%=181,5$. It is trading at 124,1 meaning a 32% discount to the value where it would yield (theoretically) 10% peak to peak. Additionally, since they do not pay dividends this is an extremely tax efficient investment if we believe this is right (all numbers I have reached always go somewhere near this two column approach so I believe this right)

Disclaimer: I own BRK-B shares. This is not an investment recommendation. Do your  own due diligence. Always read the introduction post



































5 comments:

  1. Bom post, Rolling!

    Já agora, o que pensas da IBM? E mais uma curiosidade: costumas calcular os discount cash flows?

    Cumprimentos e bom fim-de-semana

    ReplyDelete
  2. A importância do cálculo do DCF é relativa. Às vezes calculo, mas os múltiplos são tão bons ou melhores. O DCF tem em conta os factores seguintes, mas é difícil de adaptar aos mesmos, o que acontece ao cash?
    1- é reinvestido a taxas altas de retorno? Caso berkshire, óptimo
    2- é devolvido como buybacks? Caso directv, Excelente se vigiarmos o preço
    3- devolvido como dividendos? Caso toyota caetano, bom
    4- é reinvestido a baixas taxas de retorno? Caso mais frequente, mau


    Quanto à IBM provavelmente vai correr muito bem para quem investir a estes preços mas estou demasiado de fora do campo para ter uma certeza razoável (embora a acompanhe desde há dois anos e qualquer coisa). Cheguei à conclusão que pela berkshire posso comprar essa e outras a desconto em relação ao preço de mercado (a confiar nas contas acima)

    ReplyDelete
  3. Obrigado pela resposta, Rolling! Foi bastante clara.

    Estive a ler o "The Five Rules for Successful Stock Investing" do Pat Dorsey e dá grande importância ao cálculo do DCF. Fazer o cálculo é bastante simples. A ciência (dificuldade tipo faraónica) parece-me atribuir o valor adequado da discount e perpetuity rate...

    E, arriscando-me a tornar-me maçador, quais são os múltiplos que utilizas com mais frequência?

    O Pat Dorsey aconselha o uso do ROE. Diz que o cálculo do ROIC é um campo para "Geeks". Refere também o Free Cash Flow como o Santo Graal de uma boa avaliação e atribui grande importância ao pouco conhecido Cash Return.

    Cumprimentos e obrigado mais uma vez pela partilha do conhecimento

    ReplyDelete
  4. ROE vs ROIC: o ROE desde que se retire o goodwill e alguns intangíveis e se tenha em conta a dívida e o cash serve perfeitamente. É preciso lembrar que no ROIC algum do cash é necessário à actividade normal sem sobressaltos portanto deve ser mantido

    DCF: o valor da taxa de desconto é simples, que retorno esperas do melhor investimento que podes fazer no momento? o retorno investimento tem que ser pelo menos igual para valer a pena. Claro que essa conta não é fácil de fazer portanto o melhor é usares sempre a mesma taxa para comparares tudo com a mesma taxa (10% é um valor razoável).

    Mais difícil é a taxa crescimento esperado, aí entra-se no ramo da adivinhação e essa é a limitação maior deste cálculo. Sinceramente prefiro de forma conservadora tentar adivinhar os lucros em 2-3 anos com um grau razoável de certeza e meter um múltiplo nisso.

    Múltiplos - o conselho do Buffett nesse aspecto parece-me de seguir: o ideal é calcular os owner earnings antes de impostos; depois disso é como ele diz, se a empresa for boa e meteres um múltiplo de 10 tens um valor razoável para fazer boa figura; acrescento ainda que convém usar lucros normalizados, se fizermos isso num ano de pico ou de fundo vai dar um resultado completamente adulterado.

    A dívida tem influência e às vezes pode fazer baixar o múltiplo ideal, mas eu sinceramente prefiro avaliar se a dívida é sustentável no patamar onde está no longo prazo. Uma dívida que nunca tem que ser paga vale zero. Uma dívida demasiado baixa tem a vantagem da segurança e a desvantagem de não maximizar o retorno, podendo significar um mau alinhamento de interesses da administração com os accionistas. Por esse motivo os cálculos com o enterprise value, embora se usados às cegas sejam melhores do que os P/E, têm limitações grandes. Mas é preciso ter em conta que uma empresa com dívida a mais merece um desconto e, em alguns casos, deve vetar o investimento.

    ReplyDelete
  5. Certo! Grato pela ajuda.

    Por acaso estive hoje mesmo a calcular pela primeira vez o EV de empresas que tenho em carteira ou debaixo de olho.

    Há uns tempos li o "little book of valuation" do Damorodan onde explicava como se calculava o owners earnings. Na altura não percebi muito bem como se chegava a um valor. Ou melhor, onde se iam buscar os dados para o calcular. Penso que agora, com um pouco mais de bagagem e algum estudo, já o devo conseguir fazer. Amanhã vou investir um bocado de tempo nisso.

    Obrigado mais uma vez pelas dicas e continuação de boa semana

    ReplyDelete